o Senhor ressuscitou: a vida venceu a morte, aleluia!
O tempo da Páscoa é, para a Igreja e para cada um de nós, o momento oportuno para a renovação da vivência comunitária de nossa fé. Fomos libertados da escravidão do pecado e da morte. Nossa vida ganhou um novo sentindo: Jesus Ressuscitado vive no meio de nós! Na ressurreição de Jesus, Deus Criador mostra que a vida não se encerra na sepultura, mas continua na feliz eternidade.
Na Páscoa, cada pessoa batizada, cada discípulo missionário de Jesus é convidado a renovar seu compromisso com a vida. Jesus Ressuscitado nos chama a uma vida nova pela prática da justiça, amor e solidariedade. É no encontro pessoal com o Cristo que se realiza a Páscoa também em nossa vida.
A força do Ressuscitado nos ajudará a promover a vida e a conscientizar-nos de que o ser humano e tudo o que tem vida no nosso Planeta não deve ser ameaçado ou destruído. Se a criação, por causa do pecado do homem, "geme como em dores de parto", a nossa renovação interior, que vem da participação na Páscoa de Cristo, também pode dar esperança evida nova à natureza eà vida no nosso Planeta.
A Palavra de Deus
"Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Então o anjo disse às mulheres: 'Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos'. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos"(Mt 28, 1-8).
A Palavra da Igreja
"O mistério da Ressurreição de Cristo é um acontecimento real que teve manifestações historicamente constatadas, como atesta o Novo Testamento. Já São Paulo escrevia aos Coríntios: 'Eu vos transmiti ... o que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos doze" 1 Cor 15,3-4 (Catecismo da Igreja Católica n0639).
"Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia é a nossa fé (1 Cor 15,14)'. A ressurreição constitui, antes de mais nada, a confirmação de tudo o que o próprio Cristo fez e ensinou"(Catecismo da Igreja Católica n0651).
"Há um duplo aspecto no Mistério Pascal: por sua morte, Jesus nos liberta do pecado; por sua ressurreição, Ele nos abre as portas de uma nova vida. A Ressurreição de Cristo - e o próprio Cristo ressuscitado - é princípio e fonte de nossa ressurreição futura:'assim como todos morreram em Adão, em Cristo todos receberão a vida' (1 Cor 15,20-22). Na expectativa desta realização, Cristo ressuscitado vive no coração de seus fiéis. Nele, os cristãos experimentam .... as forças do mundo que há de vir (Hb 6,5) e sua vida é atraída por Cristo ao seio da vida divina, a fim de que não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por eles" (2 Cor 5,15). (Catecismo da Igreja Católica nO 654-655).
Preces
Oremos com alegria a Cristo nosso Senhor, que morreu, ressuscitou e agora, sem cessar, intercede por nós junto do Pai. Digamos cheios de confiança:
T. Cristo, nossa Páscoa, ouvi a nossa oração!
1. Senhor, fizestes de nós um povo de sacerdotes, dai-nos celebrar com alegria o vosso louvor.
T. Cristo, nossa Páscoa, ouvi a nossa oração!
2. Senhor, vencestes a morte por vossa ressu rreição, dai-nos muita força para enfrentarmos toda a maldade deste mundo.
3. Cristo, luz que resplandece nas trevas, iluminai a nossa vida e guiai-nos em vosso caminho.
4. Cristo, que abramos o coração para vos acolher e fazer de nosso lar uma verdadeira comunidade defé e amor.
5. Senhor, luz e salvação de todos os povos, derramai sobre nós, que proclamamos a vossa ressurreição, o fogo do vosso Espírito.
6. Senhor, acolhendo os frutos da vossa ressurreição - vida nova, paz e alegria - sejamos em nossa cidade, no nosso ambiente de trabalho e de estudo, em nossa família, verdadeiras testemunhas da vossa ressurreição.
A oração em comunhão com toda a Igreja
"Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade, concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por Cristo nosso Senhor. Amém!"
"Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exulternos.Aleluia:
Feliz Páscoa!
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO Secretariado Arquidiocesano de Pastoral