24 de dezembro de 2011

Os símbolos do Natal

Árvore de Natal

A árvore de Natal surgiu na Alemanha, no século XVI, mas pode ser que antes dessa época ela já existisse. Conta a tradição que a primeira árvore de Natal foi montada por Martinho Lutero, o fundador do protestantismo. Certa noite de inverno, poucos dias antes do Natal, Lutero passeava por um bosque de pinheiros. De repente, olhando para o céu, viu as estrelas que brilhavam entre os ramos das altas árvores, parecendo luzes de velas a cintilar na noite.
Lutero foi então pra casa levando um pinheirinho, e o enfeitou com pequenas velas acesas. Logo depois, no Natal de 1525, ele reuniu as crianças de sua cidade e lhes disse: "As velas no pinheirinho simbolizam as estrelas do céu, de onde o Menino Jesus veio para salvar o mundo."
Hoje a árvore de Natal é um símbolo de vida. No inverno rigoroso dos países do hemisfério norte, sob neve constante, as árvores perdem suas folhas. Somente o pinheiro - A verdadeira árvore de natal - permanece verde. Desse modo, a árvore de Natal representa a própria figura de Cristo, a verdadeira vida, Deus eterno em qualquer lugar e em qualquer tempo. Jesus é vida, a vida que vem a nós todos no Natal.


Coroa do Advento

A palavra "Advento" vem da expressão latina Ad venire e significa "o que há de vir".
O Advento é o período das quatro semanas antes do Natal e inicia o ano Litúrgico. Nesse período, os cristãos se preparam para o Natal, o nascimento do Menino Jesus. Para anunciar e celebrar esse período, costuma-se enfeitar os lares cristãos com a coroa do Advento: uma guirlanda verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus por nós, ao enviar seu Filho como um presente para a humanidade.
Neste belo símbolo de Natal, há quatro velas, que devem ser acesas nos quatro domingos do Advento. No primeiro domingo, acende-se uma; no segundo, duas; no terceiro, três; e no quarto, as quatro velas da coroa. As velas simbolizam nossa fé em Jesus Cristo, a grande Luz que virá iluminar a todos.

Presépio

O Presépio é a representação da cena do ambiente em que Jesus nasceu. 
Entre todos os símbolos do Natal, o presépio é o mais significativo para a Igreja. O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, na cidade de Greccio, Itália, no Natal de 1223. A cena, representada com um boi e um burro verdadeiros, foi preparada na manjedoura cheia de fenos de uma estrebaria comum. Francisco, com muito carinhom chamou todos os habitantes da cidade, inclusive os religiosos, para que, na noite de Natal, estivessem presentes ao local humilde que tão bem relembrava o epiódio daquela bela e inesquecível noite: o nascimento de Jesus Cristo.
Antes dessa simples e comovente representação, porém, outras cerimônias já haviam se referido à cena do nascimento de Jesus. Em Roma, na basílica de Santa Maria Maggiore, durante a Idade Média (século VIII), o Papa costumava celebrar a Missa de Natal com uma manjedoura cheia de palha sobre o altar. E, no século XI, representava-se, em muitas Igrejas européias, o Officium pastorum: uma imagem do Menino Jesus era colocada atrás do altar onde se celebrava a Missa de Natal e cinco cantores, desempenhando o papel  de pastores, perguntavam ao sacerdote onde estava o Salvador recém-nascido; a imagem era então trazida por eles a frente do altar e , ao som de cânticos e hinos, todos se ajoelhavam em adoração.
A cena do presépio, em sua singeleza e simplicidade, faz com que nos lembremos dos ensinamentos e da doutrina de Jesus, cujos principais elementos são a humildade, a igualdade, a fraternidade, a fé, a esperança e, acima de tudo, o amor.


Papai Noel

Hoje, quando pensamos no Natal, pensamos logo na figura de Papai Noel. O ponto central, porém, dessa grande festa é o Menino Jesus e não o simpático velhinho, carregado de presentes.
Acredita-se que a orgiem de Papai Noel está ligada ao bispo São Nicolau, que viveu na Ásia Menor, na cidade de Mira, no século IV. Esse bispo era muito generoso e caridoso, sempre ajudava os necessitados e, na época do Natal, gostava de dar presentes especialmente para as crianças pobres, deixando-lhes brinquedos enquanto dormiam.
O verdadeiro simbolismo da figura de Papai Noel é, sem dúvida, a generosidade, o desprendimento e, mais ainda, a alegria de dar presentes para comemorar, todos os anos, o aniversário de Jesus.

Fonte: Símbolos do Natal - Natália Maccari
edições Paulinas, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário